terça-feira, 25 de outubro de 2011

A beleza está nos olhos de quem vê

Ontem li um livro que me fez pensar em várias coisas. Em mim, na minha vida, neste blog...Foi uma catarse.

A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, de Augusto Cury é um livro que recomendo. MESMO. Particularmente, não gosto de livros de autoajuda. E sempre que lia "Augusto Cury", era o que me vinha à mente. Isso sem contar que o título me soava extremamente feminista, mesmo tendo sido escrito por um homem.
Mas este livro lá no estande de leituras recomendadas na Biblioteca parecia que olhava para mim e dizia: "me leve"

Coloquei meu preconceito no bolso, o livro na bolsa, e levei prá casa.
O livro é feminista? Na minha opinião, NÂO. O livro é de autoajuda? Sim, mas não aquela autoajuda comercial e piegas, do tipo que teoricamente é linda, mas praticamente inalcançável. É uma autoajuda limpa e que te instiga a pensar.

É um romance que conta a história de uma mulher que ao ver sua filha quase perder a vida por ter uma visão deturpada de sua própria imagem, começa a rever seus conceitos e a lutar por mudanças.
O livro mostra dados alarmantes de como o PIB (Padrão Inatingível de Beleza), tem escravizado homens, mulheres, idosos, adolescentes e até crianças do mundo todo. E de como têm deixado nossa sociedade doente, aprisionada na pior masmorra do mundo: a masmorra dos sentimentos.

Muita gente pode achar que este blog é um culto à vaidade e eu lhe garanto, não é. E esta leitura me ajudou a deixar isso bem claro dentro da minha cabeça.

O intuito desse blog é informar, distrair, entreter. Não quero incentivar ninguém a ser algo que não é. Quero que você, que por acaso chegou aqui, saia melhor do que entrou. Seja dando dicas de esmaltes, maquiagem, saúde, beleza...mas de uma forma que você não seja escrava dessas coisas, mas simplesmente as utilize para realçar a sua real beleza, que é única.

"A beleza está nos olhos de quem vê"

Todas nós somos lindas, exatamente da maneira que somos. Temos que cuidar do nosso corpo, que foi o presente maior que Deus nos deu, para atravessarmos essa vida e sairmos dela melhores do que chegamos.

Independente de qualquer coisa, ame-se! E pelas palavras do próprio Augusto Cury: "Permita-se ter um caso de amor com você mesma."

2 comentários:

  1. Eu li este livro há uns 5 anos e li porque minha irmã o ganhou de amigo secreto e disse que era bacana. Augusto Cury é autoajuda mas é diferente por ser um psicólogo escritor =D ele sempre embasa suas "teorias" de autoajuda em ficção. Por isso (por ser autoajuda) é chato rs mas suas teorias são boas e realistas. Por se meter a ser escritor é chato também rs acho que ele esforça demais para fazer literatura quando, como médico, poderia escrever algo mais realista para ele próprio. Este livro é bacana, eu acho que as adolescentes leriam de boa porque é curtinho e fala do mundo delas e como ele se esforça para escrever ficção e não psicologia, acredito que as adolescentes que curtem, sei lá, Crepúsculo, leriam este livro numa boa e queeeeem sabe, poderiam mudar sua visão de vida, preenchê-la com informação o vazio no estômago.

    ResponderExcluir
  2. Carol me chamou de adolescente *chora*

    ResponderExcluir