quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Maquiagem para principiantes


Eu simplesmente enlouqueço diante de uma banquinha de maquiagens. E não precisa ser das caras não. Maquiagem made in Paraguay também faz minha cabeça (e lindos olhos delineados).
Pra quem como eu, não pode se armar com as das grandes e conhecidas marcas, esse post é para você, simples mortal. Dá para fazer um belo trabalho com o que você tem em casa.
Nadíssima contra ter coisinhas caras na nécessaire. Tem gente que simplesmente não pode usar qualquer marca que empola toda. Eu não tenho problema com nada. Posso passar urucum na cara que fica bom. Então, antes de se rebocar com uma marca desconhecida e depois vir colocar a culpa na Kátia, faça um teste, ok?
Então vamos de coisas populares mesmo, que cabem no bolso...
Bases
Aqui é onde se precisa investir mais, pois como o próprio nome diz, é a base da maquiagem. Nesta etapa é que a pele fica toda num tom só, sem manchas e marcas, então a cobertura tem que ser boa.
Existem excelentes bases a preços legais, em torno de 15,00. A Avon tem uma linha ótima (a Color Trend) e a base sai nessa faixa de preço. Até a bambambam Natura tem uma base milagrosa que custa 17,00 (linha Faces). Outra que uso bastante e que gosto da cobertura é a base da Vult, que custa aproximadamente 16,50. A Abelha Rainha tem uma divina, que custa 10,00. Não escolha uma base nem mais escura, nem mais clara que seu tom. Teste na parte interna do antebraço a que mais se aproxima do seu tom de pele.
Corretivo
Tem maquiador que fala que deve que ser da cor da pele, mas eu prefiro um tom abaixo, que é para usar nas manchas (eu tenho mancha de sol, bem mais escura que minha pele). Detalhe: aprendi que o corretivo é ótimo para “segurar” a sombra na pálpebra por mais tempo, então acabo usando ele como uma base de sombra, e funciona exatamente igual a esse produto específico que custa 25,00 as mais baratas. O corretivo em bastão, que é igual que nem um batom, na banquinha da esquina, sai por 5,00.
Pó facial
Tá bom, vai, Avon é novamente a melhor pedida e explico o motivo: o cheiro. Costuma-se utilizar talco (talco mesmo, quase sempre com perfume) para fabricação de pó facial Tabajara. Mas o da Color Trend da Avon é barato e dura um tempão. Custa uns 12,00 e a cobertura é aveludada. Não erre no tom. Vale o truque do teste na parte interna do antebraço. Dica de ouro, que só aprendi fazendo: (se você não for negra) ter também um pó bem mais escuro, para pele negra é bem bacana, para fazer contornos do rosto. Há truques que afinam o rosto e o nariz e dá pra fazer com pó mais escuro e pincel fofinho. Aliás, pó aplicado com pincel fica mais delicado, porque com a esponjinha, as vezes parece que passamos massa corrida na cara.
Lápis de olho
O melhor que já usei é o Kajal da Natura, mas custa quase 40,00. Lápis Tabajara fazem o mesmo papel, mas duram menos, então ou você leva um na bolsa para retocar, ou desembolsa os 40,00. Para comprar, risque nas “costas” da sua mão. O risco tem que ser uniforme e não ficar carregado da massa do qual é feito o lápis, e o toque macio, afinal você vai usá-lo na linha d’água (a parte inferior do olho, entre o globo ocular e os cílios). Faça o teste ou compre algum que já tenha usado. Tenha preto, marrom e azul, pelo menos.
Máscara para Cílios
Amo de paixão. Dão um glam essencial na make. Alguns são superpoderosos, alongam e dão volume aos cílios, mas descobri que a escovinha que vem no produto manda muito. Estou usando um (de novo) da Avon que chama Super Curlacious, cuja escovinha é curvada e o ângulo deixa os cílios bem curvadinhos. Paguei 12,00.


Delineador
Uma maquiagem bonita certamente tem um olho bem delineado, então se você não sabe fazer a dica é: treino, treino, treino. Dá pra fazer com lápis, mas o efeito não fica muito bom.
A Color Trend, linha da Avon, arde muito a pele da minha pálpebra móvel (custa aproximadamente 14,00). O da Natura é uns 4,00 mais caro. Ambos são bons, mas aqui, o Tabajara tem minha preferência. Tenho um que é tão pigmentado que é até difícil de tirar depois... 8,00 paga!
Dica: muita gente tem habilidade zero para delinear (eu faço com uma mão, de olho aberto, e outra mão segurando o espelho...rs) então procure um em que o pincel aplicador não seja nem muito duro nem muito mole e se encaixe bem na sua mão, te dando firmeza, porque você vai precisar!
Sombra
Onde eu me esbaldo, me deleito. Onde meus olhos brilham com a mistura de cores... Uso qualquer marca. Só cuido para saber se é bem pigmentada (para saber, encoste o delo nela. Não esfregue o dedo, só encoste. Se “sujou” com esse toque leve, é bem pigmentada. E se essa sujeira não sair fácil do dedo, melhor ainda). O truque do corretivo na pálpebra toda vai ajudar a “segurar” ela por mais tempo.
Essa paleta grandona ai, é do Paraguay e paguei 25,00. Tenho algumas uno da Contém 1 grama, porque ganhei, mas adoro. É bom ter pelo menos um duo de sombras (esse azul em 2 tons da esquerda da foto, é da Vult. Comprei ontem, por 8,00. Tenha SEMPRE uma preta e uma branca, pra fazer os "efeitos"
Brinque com os tons. Lógico que não vai misturar verde louva-deus com laranjado Ursinho Pooh. Gosto de usar pelo menos 4 cores numa boa maquiagem, misturando as sombras a ponto de não se saber onde termina a mais clara e onde começa a outra mais escura, fazendo um degradê.
Bhush
Gosto dos tons alaranjados, mas o curinga mesmo são os rosados. Tabajara domina. 5 realitos
Batom/Gloss
Tem de balde pra vender. De tudo que tom. Eu gosto dos nude, porque o estilo da maquiagem que faço destaca mais os olhos... Mas caia matando! É o gosto de cada um...
Pincéis
Então... Ter pincéis de maquiagem é bem bacana, porque ela fica com um acabamento mais fino. Na internet, sites que vendem maquiagens importadas têm kits lindos, mas são caríssimos. Hoje comprei os pincéis da marca Marco Boni que me faltavam, super em conta (nem tirei o preço para tirar foto, só para vocês verem de quanto to falando, de 3,60 a 4,20)). Comprar um kit com 12 pincéis por 90,00 (o preço na internet para os mesmíssimos pincéis) pra mim não valeria a pena, porque na boa, tem pincel que você não vai usar ali. Então pra começar a brincadeira, use a esponjinha mesmo que vem no estojo de sombra, para aplicá-la, mas faça uma força de comprar pelo menos dois pincéis para esfumar... Fica divino. Eu sugiro os dois últimos, caso não possa ou não queira comprar todos.

Bem, mulherada. Esse foi o post inicial sobre maquiagens, parte do blog que a mim foi delegada e que aceitei com prazer. Quero explicar aqui tudo detalhadamente, porque não tenciono escrever para experts da maquiagem e sim para pessoas que gostam, mas tem pouca habilidade e/ou experiência. Sugestões para os próximos posts, ok? Um grande abraço

4 comentários:

  1. *____________*
    Katita, que post completo! Simplesmente adorei. Eu sou uma dessas que ainda estão engatinhando no quesito make, então prá mim caiu feito uma luva.
    Tenho uma sugestão pro próximo post: base! Ensine a noobs como eu a usar a base direitinho. *-*
    (vc tem como gravar vídeo? se tiver, melhor ainda, pq nada como ver pra aprender, né?)

    ResponderExcluir
  2. Ai meu pai do blush...vou reler o post pra poder aprender a fazer a make direitinho...tem algumas coisas, mas preciso aprender mais, principalmente sobre o blush, que nunca sei como passar...dorei o post Tita :)

    ResponderExcluir
  3. Também adori o post, muito completo para mulerada que não manja mas quer começar a manjar de make, rs. Eu sou das que não pode usar 'coqué' marca que empola: não tenho alergia a mais nada nessa vida, mas maquiagem tem de ser de marca, já testei, não adianta, acabo passando o dia todo coçando os olhos e ficando com a cara borrada e lacrimejante. Mas como você, Katita, também descobri que muitas marcas brazucas têm makes muito boas, como a supracitada Avon, e a Cotém 1g sem que sejam absurdamente caras como as importadas (mas hoje em dia, com o dólar baixinho até compensa investir em algo importado; foi o que fiz com os pinceis que pedi para Shu trazer para mim e um rímel L'oreal que minha irmã trouxe da Zoropa, rs). Enfim, esse assunto reeende! :*cas

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Gostaria de dicas de como usar blush ja que tenho as bochechas muito rosadas e sempre acho que fico parecendo que vou dançar quadrilha quando passo o blush(rssss) então, è um item que acabo dispensando.... As dicas ficaram õtimas.Beijos.

    ResponderExcluir